Resolvi começar esse post pelo final… Afinal, o fim da caminhada deveria ser o ápice! Mas, na verdade, a gente descobre que a caminhada em si e os aprendizados do caminho, são a melhor parte. Fiz um diário de tudo que aconteceu todos os dias e essa é a melhor dica que posso lhes dar, fazer um diário… Post AQUI

Segue o meu resumo:

“Enfim, após a longa caminhada, a chegada na catedral de Santiago de Compostela.
Algumas coisas que aprendi com a caminhada:
Que o medo é a crença no pior e que a fé é a crença no melhor! O remédio para o medo é a fé.
Que nāo importa quanto dinheiro você leva consigo, quando a sua água acabar, você vai contar mesmo é com a generosidade das pessoas.
Que o caminho é feito de altos e baixos, mas sempre aparecerāo as flores e alguém para te desejar: bom caminho!
Que as pequenas coisas sāo as que importam, como a água fresca, um pāo com azeite ou o descanso na sombra.
Que a nossa força está na natureza.
Que o que importa é a constância, nāo importa se rápido ou lento, mas contínuo.
Que se deve começar cedo e jamais “desviar do caminho”.
Que para caminhar junto deve haver respeito, afinidade, amizade e bom humor.
Que menos é mais, mas o que você levar deve ser o melhor que puder.
E finalmente: no pain, no glory!”

IMG_2665
As pedras do caminho… Sempre existirão! Mas, se olhar bem, também existem flores e mais para frente havia sombra e água fresca
IMG_2642
Cada surpresa pelo caminho…

Era um sonho antigo… Sempre ouvi relatos de amigos e conhecidos sobre a magia do caminho e suas descobertas, externas e principalmente internas.

Me considero espiritualista pois adoro conhecer doutrinas e crenças de todo o mundo, do oriente ao ocidente, das mais antigas e ortodoxas às mais recentes, sem distinção.

IMG_2724

O que me moveu a realizar junto com meu marido esse sonho foi a busca por um silêncio interior em outro país onde não pudéssemos voltar atrás e viver essa experiência numa outra cultura.

Na verdade pode-se fazer qualquer caminho ou ser peregrino no Brasil, mas eu queria saber se a magia que ficou mais divulgada por Paulo Coelho no livro O diário de um Mago, era realmente transformadora.

IMG_2570
Escolhemos o caminho português

Pesquisamos por onde começar, qual país sair, já que pode ser iniciado da França, Alemanha, Portugal e optamos por Portugal. Nosso caminho foi rápido, porém, intenso.

A primeira providência foi nos conectarmos pelas redes sociais com associações de peregrinos e marcamos um pequeno curso em São Paulo com dicas, endereços e todo o aparato necessário.

IMG_6788

IMG_6789
Todos os dados da associação

Recebemos o “passaporte” que se deve levar para carimbar por onde se passa e comprovar o itinerário percorrido.

IMG_6785

IMG_6784
Os carimbos por onde passamos

Fizemos um treinamento pela nossa cidade alguns meses antes e quase todos os dias íamos no horto florestal caminhar.

Após todas as informações obtidas nos cursos, blogs especializados e dicas de amigos, começamos a montar nosso equipamento básico que incluía uma mochila leve e apropriada para caminhada, um bastão, compeed para calos, meias especiais, capa de chuva, casaco leve e muito desprendimento de shampoo, maquiagem, cremes e demais coisinhas que nós mulheres adoramos carregar em viagens.

Guardei amostras desses produtos e os levei numa pequena necessaire pois assim não pesava quase nada.

Nosso equipamento
Nosso equipamento

Começamos por Valença em Portugal e em seguida Tui, já na Espanha, Porrino, Redondela, Pontevedra, Calda dos Reis, Padrón e finalmente Santiago de Compostela.

Acordávamos bemmm cedo pois o caminho deveria começar logo que o sol nascesse, já que após certo horário o sol pesa…IMG_2602

Quanto mais caminhávamos mais percebíamos que precisamos de poucas coisas na vida para sermos felizes… Conversávamos, rezávamos para a família, amigos, pelo mundo!

Às vezes caminhávamos em ritmos diferentes e depois nos reencontrávamos, mas sempre um esperando pelo outro, como deve ser na vida.

IMG_2660
Tem que esperar…
IMG_2620
A generosidade das pessoas é impressionante. Numa casa pelo caminho havia esse bebedouro para matar a sede dos peregrinos

Era uma surpresa atrás da outra e descobrimos coisas incríveis como lugarejos simples e com pessoas iluminadas, comidas deliciosas e um astral diferente do mundo real. Não nos parecia o mundo real…

IMG_2657

IMG_2844
Comida pra lá de boa

Logo no início, paramos num paradouro e perguntei se havia perigo de sermos assaltados, e com um olhar de assustado o atendente me respondeu que éramos peregrinos. Como alguém poderia prejudicar peregrinos? Fiquei até envergonhada, mas pensei no Brasil como seria…

Pelo caminho encontramos muita coisa… Muitas pedras, chuva e até uma cobra.

IMG_1164
As pessoas vão depositando as pedras do caminho sobre as indicações cujo símbolo é a vieira. Nós trouxemos uma pedra de lembrança
IMG_2646
Imaginem meu susto ao cruzar com essa cobra pelo caminho
Nossas vieiras
Nossas vieiras

Também encontramos pessoas focadas de todas as idades e países, muitas pessoas mais velhas e havia uma senhora de mais de 85 anos que estava de bicicleta…

É interessante pois parece que se forma um “grupo” e as mesmas pessoas se encontram mais cedo ou mais tarde pelo caminho, já que o ritmo é parecido.

Caminhávamos cerca de 20 km por dia.

FullSizeRender

IMG_2784
As vinícolas eram de sonho

Um belo dia, encontramos uma procissão de Santa Ana e de repente o fiel que carregava a Santa me entregou para que eu a colocasse no Altar… Fiquei impressionada!

IMG_1153
A imagem de Santa Ana que coloquei no altar

Coisas “mágicas” aconteciam o tempo todo. Meu marido fez a promessa de parar de fumar naquela viagem, após fumar por mais de 30 anos. Tentou várias vezes e não conseguiu.

Pelo caminho encontrávamos o tempo todo esses maços com dizeres incentivadores.

IMG_2653
Foram diversos como esse pelo caminho

Até que, quando chegamos em Pontevedra, um senhor nos parou na ponte e “do nada” nos contou que estava com uma doença grave por causa do cigarro e olhou para meu marido e lhe disse que deveria parar de fumar.

IMG_2695
Um anjo pelo caminho

Uma outra historia inusitada, foi que numa noite acordei e comentei que tive um sonho que estávamos caminhando com muita sede e encontrei perto de uma escada um poço com água.

Naquele dia encontrei o tal poço igual ao meu sonho! Observe a escada ao lado..

IMG_2789
O poço do meu sonho

O caminho é guiado pelo símbolo das vieira e as setas que indicam a direção.

IMG_2722
Encontramos muitas igrejas e monumentos lindos

Nas paradas também havia o brinde! Quando chegávamos íamos conhecer a cidade do trajeto e como ninguém é de ferro, também rolava um vinho e uma cervejinha.

IMG_2709
Um brinde ao caminho

Normalmente nossa comida era o menu do peregrino que se encontra em qualquer parte do caminho e claro, delicioso. Em média custava sete euros. Comemos muito bem por muito pouco.

Não me esqueço de um pão com omelete e azeite que comemos num lugarejo rural pelo caminho que ficará na memória para sempre!

IMG_2770

IMG_2780
Lugarejos bucólicos

O percurso nos trouxe aprendizados que jamais teríamos sem caminhar… Caminhar sem peso, sem pretensão, quase sem lenço e sem documento.

Caminhar sem distinção e onde, apesar da diversidade de idiomas, todos falam a mesma língua. A língua do desapego, do desprendimento, da harmonia e da fraternidade!

A superação dos obstáculos, o prazer das coisas simples e conseguir alcançar o objetivo, sem desviar do caminho proposto, trás uma sensação de dever cumprido!

Não seria o caminho um esboço da vida?

Chegada na Catedral de Santiago
Chegada na Catedral de Santiago

São tantas as histórias e pessoas que encontramos que não caberiam num só post. O que posso dizer, sem sombra de dúvidas, que essa foi a melhor viagem de nossas vidas!

Após dois anos dessa experiência, realizamos outro sonho que foi nosso sabático na Toscana, Itália. Post AQUI

Compartilhe com seus amigos!

72 thoughts on “Caminho de Santiago de Compostela

  1. I’ve recently started a website, the info you provide on this web site has helped me greatly. Thank you for all of your time & work. “The more sand that has escaped from the hourglass of our life, the clearer we should see through it.” by Jean Paul.

  2. Emeryeps is a SEO(Search Engine optimzation) and Internet Marketing company. They help businesses to get traffic from various search engine and online community. They have seo experts and consultants with many years of SEO Experiences. No matter where your business is located, EmeryEPS.com can help your business to secure your highly convertible leads online.

  3. MichaelJemery.com is a site with many hypnosis downloads. Whether you are looking for free hypnosis downloads, self hypnosis download for mp3, video and any audio files, Michael Jemery has the downloads for you. You can download hypnosis from apps, audio, mp3 and even youtube !

  4. Faytech North America is a touch screen Manufacturer of both monitors and pcs. They specialize in the design, development, manufacturing and marketing of Capacitive touch screen, Resistive touch screen, Industrial touch screen, IP65 touch screen, touchscreen monitors and integrated touchscreen PCs. Contact them at http://www.faytech.us, 121 Varick Street,3rd Floor,New York, NY 10013,+1 646 205 3214

  5. I loved as much as you will receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored material stylish. nonetheless, you command get bought an edginess over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again since exactly the same nearly very often inside case you shield this increase.

  6. MetroClick specializes in building completely interactive products like Photo Booth for rental or sale, Touch Screen Kiosks and Digital Signage, and experiences. With our own hardware production facility and in-house software development teams, we are able to achieve the highest level of customization and versatility for Photo Booths, Touch Screen Kiosks and Digital Signage. MetroClick, 121 Varick St, #301, New York, NY 10013, +1 646-843-0888

  7. I just intend to inform you you that I am new to writing and very much liked your write-up. Probably I am going to remember your blog post . You absolutely have extraordinary article content. Acknowledge it for telling with us your very own web write-up

  8. I’m very happy to uncover this website. I wanted to thank you for ones time just for this wonderful read!! I definitely really liked every part of it and i also have you saved to fav to check out new information on your website.

  9. Faytech North America is a touch screen Manufacturer of both monitors and pcs. They specialize in the design, development, manufacturing and marketing of Capacitive touch screen, Resistive touch screen, Industrial touch screen, IP65 touch screen, touchscreen monitors and integrated touchscreen PCs. Contact them at http://www.faytech.us, 121 Varick Street,3rd Floor,New York, NY 10013,+1 646 205 3214

  10. Simply wish to say your article is as surprising. The clarity in your post is just great and i can assume you are an expert on this subject. Well with your permission let me to grab your RSS feed to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please keep up the gratifying work.

  11. Faytech North America is a touch screen Manufacturer of both monitors and pcs. They specialize in the design, development, manufacturing and marketing of Capacitive touch screen, Resistive touch screen, Industrial touch screen, IP65 touch screen, touchscreen monitors and integrated touchscreen PCs. Contact them at http://www.faytech.us, 121 Varick Street,3rd Floor,New York, NY 10013,+1 646 205 3214

  12. MetroClick specializes in building completely interactive products like Photo Booth for rental or sale, Touch Screen Kiosks and Digital Signage, and experiences. With our own hardware production facility and in-house software development teams, we are able to achieve the highest level of customization and versatility for Photo Booths, Touch Screen Kiosks and Digital Signage. MetroClick, 121 Varick St, #301, New York, NY 10013, +1 646-843-0888

  13. Hiya, I’m really glad I’ve found this info. Today bloggers publish just about gossips and web and this is actually irritating. A good web site with exciting content, that’s what I need. Thank you for keeping this web-site, I’ll be visiting it. Do you do newsletters? Can not find it.

  14. Hello very nice website!! Man .. Excellent .. Wonderful .. I will bookmark your blog and take the feeds additionally…I am happy to search out so many helpful information right here in the put up, we’d like develop extra techniques in this regard, thanks for sharing.

  15. After, you’ve frequented location bars maybe ventured into the taboo work romance, and come up empty in both places. Now you’re probably wondering ways to meet new people? Obviously do you must now? An individual put up an advertising? Do you join a singles organization? Do you join any local church attempt and find a person so called “wholesome”? Would you break down and enroll in a dating company? How to meet new people becomes and pressing question our own single lives at some point or a different one.Internet isn’t like before, internet has improved that has gone through many will change. In fact, it would not be off beam to claim that internet has changed to some positive and remarkable changes to wonderful extent. There are a number new things that are sprouting up day after day on the earth of internet and websites, but the single thing that may appear far more popular than any other is online chat and on the internet chat. Its popularity can be recognized coming from the chat rooms lingo that folks are using in their general life-style. The chat rooms lingo may or may not be okay for few people but this lingo is often a fact anyhow.If you truly believe you won’t ever make anything of your own your mind will naturally be drawn to activities and people who will concur with that simple truth. If you believe that you’ll be an addict all you can make you are usually drawn into opportunities to learn your cravings.You can request your buddies to come and join you in the secret accommodations. You can have an intimate cam chat or share your notions or just have some stimulating. There are adult free chat rooms and Adult Webcams rooms too. At the time you open among the list of chat rooms, you can meet a person on another end waiting to be friends with you. You do not need become afraid may information get leaked gone. You can simply register by signing up with a account information.Why: To celebrate can be of Tom’s of Maine new Wicked Fresh! Toothpaste and Mouthwash line by showcasing wickedly cool those who are pursuing their dreams while inspiring goodness on other occasions. Past guests for the series include Peter Facinelli (actor, Twilight and “Nurse Jackie”), Mandy Gonzalez (star of “Wicked” on Broadway) and Sophie Uliano (green guru and New York Times bestselling author for the “Gorgeously Green” series). Archived chats purchased on UStream.tv.Often ordinarily think about or organizations try directed something they fail miserably. Often this is because people are incongruous regarding their creations. Around one had they are wanting to create. Nonetheless they are trying to be useful. And there is always a voice that is really important of the operation of.One for the coolest new features of this Kindle Fire HDX (all models) may be the fact it comes with a “Mayday” button. Users can press the button and go to Amazon tech support 24 hours a day, 7 days a week via live free sex, which is one-way (whew! Don’t require worry regarding pjs in this one). That’s pretty remarkable.On March 13th, it’s a special evening with The big Bang Theory, which comes out for the 7 signifiant.m. Saban event but will be screened in select movie theaters for those who still desire to catch this task. Scheduled to appear live and in person at the Saban are EPs Chuck Lorre, Bill Prady, Steven Molaro, and series stars Johnny Galecki, Jim Parsons, Kaley Cuoco, Simon Helberg, Kunal Nayyar, Mayim Bialik, and Melissa Rauch.If is it doesn’t first option then indicates there is competition already there discover ways to have to operate a bit harder – but ought to not become sole reason not allow it a shot – but you will have pertaining to being smart.After pushing myself and knowing that eventually I am going to make a sale, I did so. There are millions regarding made on-line & I knew which i would get my slice of the action.

  16. Undeniably believe that which you said. Your favorite reason seemed to be on the net the easiest thing to be aware of. I say to you, I definitely get irked while people consider worries that they just don’t know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side effect , people could take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

  17. I’ve been surfing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. In my view, if all website owners and bloggers made good content as you did, the internet will be much more useful than ever before.

  18. Undeniably believe that which you said. Your favorite reason appeared to be on the net the simplest thing to be aware of. I say to you, I certainly get irked while people consider worries that they just don’t know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal. Will probably be back to get more. Thanks

  19. I just want to tell you that I am newbie to blogging and truly savored your website. Likely I’m want to bookmark your site . You really have impressive stories. With thanks for revealing your website.

  20. Ana estou amando cada post seu que estou lendo, eu sempre tive vontade de fazer esse caminho pois tenho certeza que ele irá me transformar em alguém melhor. Menos desapegada a matéria e as unitilidades que criamos como prioridade. Depois de ler suas colocações vou me organizar para que esta viagem seja breve, até porque acho que estou no melhor momento para receber essas lições. Bjs minha querida amiga e parabéns.

  21. Queridíssima Ana, comecei ler seu blog porque amo viajar lendo e amo a Itália… não parei mais rsrs Quanto carinho em cada detalhe, só poderia vir de vc esse cuidado e esta doçura de compartilhar com a gente! Vc é realmente um SER que faz a diferença neste mundão de Deus. Muita luz pra vc e sua família linda. Bjão, até! Vou seguir AQUI rsrs

  22. Ana Bela!!! Uma delícia de relato e fotos! Um convite irresistível a trilhar este caminho através do seu post. Eu palmilhei cada cantinho e me emocionei!!!
    Uma experiência única que exige desprendimento mental, energia física, sujeição a desconfortos e até certo sofrimento… Imagino ser mesmo impossível terminar esta jornada da mesma maneira que se começou…
    “O fim da caminhada deveria ser o ápice! Mas, na verdade, a gente descobre que a caminhada em si e os aprendizados do caminho, são a melhor parte.” Esta sua declaração, diz tudo do que eu penso ser esta experiência peregrina: um caminho que exige dos caminhantes estímulos incomuns em todos os sentidos… mas ao mesmo tempo revela que vale o esforço na direção da busca do divino interno e percebê-lo em tudo e todos que cruzam nosso caminho.
    Obrigada por compartilhar, querida! Adorei!
    MaVi

  23. Que lindo este post , deve ser uma experiência única , achei mto legal vc é seu marido fazerem juntos , isso deve unir mto o casal , as fotos e a narrativa nos levam a passear junto com vcs !!!
    Estou louca pra ler o próximo
    Bjks estaladas amore !!!

  24. Aninha, que espetáculo de viagem!!! Me senti caminhando com vocês!! Obrigada por compartilhar conosco um momento tão especial!!! E parabéns pela redaçao impecavel e envolvente!!! Beijos

  25. Ana querida, adorei o blog, parabéns!!
    Tão bom tê-lo inaugurado com o caminho de Santiago, com seu relato sobre essa experiência tão especial, tão sublime. Beijos e sucesso!!

  26. Aninhaaaaa !!!!!
    Que máximo !!!!!!
    Adorei teu post, saber que agora tens um blog (está lindoooooooo) e que vai partilhar tuas experiências com muitaaaaaaa gente!
    Já fiz o Caminho de Santiago há muitos anos …
    Fiz também um diário, diário :))
    A pedra, peguei pelo caminho e depositei na Cruz de Ferro perto de Foncebadón …
    Naquele tempo, as fotos foram em slides … sem redes sociais mas com cartões postais!
    Parabéns querida !!!!!!!!
    bjsssss

  27. Aninha, fiquei emocionada com esse seu post! Nao vejo a hora de me jogar nos outros!
    Muito obrigada por seu relato. Vc sabe que eu queria muito ouvi-lo.
    Bjs da roça e sucesso! Vc merece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *