
Paris ainda parece ser uma das cidades mais românticas e turísticas do planeta… Mas eu a vejo de forma diferente, talvez por ter uma prima que é como irmã , da minha idade, que mora por lá há mais 25 anos, que se casou com um francês e teve seus lindoooos filhos por lá!
Esse acesso me vez enxergar a cidade de outra forma, pois gosto de ir para estar com eles, curtir o dia a dia deles, a comida caseira, a cultura e o estilo de vida que é bem diferente dos meus filhos por exemplo, já que as oportunidades por morar na Europa, também são diferentes.

Hoje eles estão assim,…
Cada dia estão em lugar mais exótico que o outro e as histórias são interessantes demais.
Falar verdade, nem ouso colocar os locais nas fotos pois eu os desconheço. De repente em Antsirabe, Antsiranana em missão humanitária , de repente em Koh Phangan ou velejando pela Ásia…
Qualquer hora vou saber que estarão passeando por Marte ou pela lua!


Amo visitar a cidade com eles e agora vou aos lugares que não tenho mais “obrigação” de conhecer.
Prefiro lugares diferentes, mas volto nos pontos turísticos quando vou apresentar a cidade,como foi o caso, para meu caçula, em novembro de 2015, quando fizemos nosso Sabático na Itália (AQUI).
Foi uma data complicada pois eu já tinha comprado a passagem para mim e para ele, porque meu marido iria trabalhar no Brasil, mas alguns dias antes aconteceu o ataque terrorista de 13 de novembro que chocou a todos.
Nossa passagem era pela air France e estava super visada a empresa. Quase desisti, mas resolvi que não deveria perder a oportunidade.
A cidade estava com um clima pesado, super policiada e acabamos indo até os locais dos ataques porque estávamos passeando de carro pela cidade… Foi muito chocante pois as flores ainda estavam vivas e as velas acesas. Os locais se transformaram em santuários e havia fotos das vítimas, mas acho melhor não colocar aqui.

Bem, mas não é intenção falar de tragédias ou tristezas, mas registrar o momento que foi muito marcante para todos.
O mais impressionante para mim é que, coincidentemente, um ano depois, retornei e estava no dia 13 de novembro que foi o dia das homenagens pelo primeiro ano do acontecido e foram lindas.
Em San Martin soltaram luminárias coloridas no rio com velas acessas nas cores da bandeira da frança e em todos os locais o presidente inaugurou uma placa em homenagem.


Também, por coincidência, minha prima Suzanne tem seu consultório de Osteopatia (Tel do consultório 33-1 42 54 10 65) no bairro e paramos para comer no Café Bonnie Bière, um dos atingidos, o que me fez sentir mal, pois impossível dissociar o ocorrido mesmo com o passar do tempo.
Os franceses continuam a frequentar normalmente todos os locais pois não querem se abater e recuar na luta contra o terrorismo.
Aproveito do conhecimento dos meus primos para sempre conhecer tudo que é típico, desde as comidas, músicas, vinhos até os pontos da cidade que não costumam ser muito explorados pelos turistas, mas que são muito bacanas.

Pedimos no Café Croque Madame que é com ovo e o Croque Monsieur é sem o ovo.

De lá, no mesmo bairro e próximo ao Café, fomos a Pâtisserie Yann Couvreur (AQUI) que está fazendo muito sucesso e que demonstra bem a riqueza da pâtisserrie francesa com seus doces de perder a cabeça e o peso, logicamente…
Como os franceses conseguem permanecer tão magros? Em breve…







Ainda na redondeza, fomos até a Place de la République onde tem a loja Habitat (AQUI) que amo, tem tudo de casa e decoração, onde comprei algumas coisas super originais como o gelo que fica colorido e piscando quando é colocado na bebida, a luminária, ótima para meditar que também muda de cor e o relógio de mármore que quem seguiu no Snapchat, viu a minha dificuldade para trazer pois é um chumbo de pesado… Tive que comprar outra mala para trazê-lo e também o quadro que comprei no Marché aux puces de Saint Ouen. Post em breve (AQUI).




Muitas dicas colocarei em outros posts em breve em Paris-Parte 2, 3, 4…rs
Essa cidade é realmente encantadora!
As aventuras do trio francês são incríveis.
Mas fiquei preocupada mesmo foi com a Susanne.
Haja coração!!!
Bjkas,
Hahahaha, São demais ne Ritoca!!! Vamos? bjs
Aninha querida, linda a foto dos “reflexos de outono”! Ai ai ai, que doces!! O seu era de avelã? Humm…
Conhecer lugares sem pressa e com seus moradores, é muito bom!! Bjs
Eles me dão dicas incriveis!! vamos? bjs
Amei as dicas, lugares de Paris que ainda não conheci, mas que irei na próxima ida com certeza depois de seu relato. O que são esses doces!!!!! Bjs
Sandra,na parte dois tem uns restaurantes muito legais! bjs
Que delicia visitar Paris através dos seus olhinhos !!! Fiquei babando com os doces !!!
Que venha logo a parte 2 , bjs !!!
Marly, eu que sou uma formiga, passei aperto. Na segunda parte tem o meu predileto que são os ovos nevados.. bjs
Sensacional!!!
Que bom que gostou!Bjss