QUANTO CUSTA MORAR NA ITÁLIA?

Morar fora tem suas variantes, como, quantidade de pessoas, local da moradia, escola pública ou particular, enfim, estilo de vida de cada família.

No nosso caso, éramos eu, meu marido e nosso filho mais novo de 14 anos e quisemos uma experiência baseada no modo de vida de quem mora por lá e não como turistas a passeio.

Moradia

O aluguel é bastante variado dependendo do tipo de moradia escolhida e lógico, o local.

Encontramos muitos apartamentos e casas afastadas com preços que variavam a partir de 500/600 euros e o céu é o limite, pois encontra-se até vilas italianas maravilhosas, de todos os preços.

No nosso caso, optamos pelo centro histórico e nosso primeiro apartamento, localizado na Piazza Della Signoria, era mais moderno e como foi caro, só ficamos por um mês.

Piazza della Signoria, onde alugamos o primeiro apartamento
Quarto do casal. O apartamento tinha dois quartos
Quarto do nosso filho
photos
Sala com cozinha americana. Fotos do site apartments florence

O segundo apartamento que alugamos, era num lindo edifício ao lado da Piazza della Repubblica e do Palazzo Strozzi e tinha uma decoração mais, digamos, antiga!

Ambos tinham dois quartos e o segundo era bem mais espaçoso.

Aconselho alugar pela internet por um pequeno período e depois procurar nas imobiliárias locais pessoalmente (que tem preços menores) e visitar os imóveis com calma e senti-los com o coração pois em geral são muito antigos e com muitas histórias…

Pagávamos pela água, luz e gás cerca de 200 euros por mês e nos meses mais frios chegou a 300 euros.

A Vista das nossas janelas… De um lado o Palazzo Strozzi
Do outro lado a Piazza della Repubblica com o famoso carrossel
q
Quarto do meu filho
Sala de jantar
Uma geral da sala

Manutenção da casa e roupas

Por opção, não contratamos ninguém, dividíamos todas as tarefas pois queríamos ter o aprendizado completo.

As roupas eram lavadas em casa e as mais pesadas nas lavanderias por quilo onde você compra direto o Sabão em pó e o amaciante que custavam 1 euro cada. Para lavar e secar era cerca de 8 euros cada máquina de roupa da semana, o que somava cerca de 20 euros com tudo.

O valor de uma ajudante é de cerca de 10 euros por hora mas nós dividíamos todas as tarefas.

Cada um colaborava com algo, desde o aspirador para limpar o apartamento, também cozinhar e levar o lixo que era separado por orgânico e reciclável, nas lixeiras apropriadas. Eles possuem quatro tipo de lixeiras, cada uma com o material adequado.

Adorava ver o sistema de lixo de lá!

Esse video mostra  nossa sala do segundo apartamento após minha “faxina”!!!

Alimentação

Logo que chegamos e fizemos nossa primeira compra no supermercado, nos encantamos pela qualidade somada ao preço que mesmo em euros, ainda eram mais em conta que no Brasil.

As massas frescas recheadas que têm uma infinidade de recheios maravilhosos, tinham um preço inacreditável no supermercado Conrad, perto do ponte Vecchio, por 4 euros.

Me apaixonei pelo ravioli di zucca (abóbora) com seu sabor adocicado.

As saladas frescas e variadas e que davam para nosso jantar por dois dias até, custavam cerca de 2 euros, já limpas e prontas para comer.

Sem contar os azeites, pães deliciosos, doces, peixes, legumes e verduras frescas, tudo com preços ótimos.IMG_6238

Carne vermelha era mais cara, mas aves, peixes e porco tinha preço muito bom.

As maravilhosas massas com preços incríveis!
As cores e sabores da Itália

Me lembro que me assustei quando voltei pois não me lembrava de tamanha diferença de preço. Uma coisa que me marcou foi o preço da caixa de pastilhas para máquina de lavar louças que lá era por volta de 8 euros com uma quantidade enorme e aqui uma caixa pequena é 40 reais!

Gastávamos cerca de 100 euros por semana de supermercado, com tudo, inclusive material de limpeza.

Os melhores materiais de limpeza! Baratos e ótimos!

La Colazione ou o Cafe da manhã

O nosso café da manhã, quando meu filho saia para a escola por volta de sete horas, era composto geralmente por suco natural, paēs, queijos, prosciutto crudo, ovos mexidos e as vezes tapioca. (sim, levei tapioca).

No final da manhã saíamos para tomar nosso cappuccino e o brioche nos cafés ao redor, pois morávamos na Piazza della Signoria e depois na Piazza della Reppubblica onde havia excelentes cafés.

Nos cafés ao redor que eram mais turísticos o cappuccino custa em torno de 2 euros e o suco de laranja achávamos muito caro, variava de 4 a 8 euros.

Com o tempo descobri o cafezinho que me encantou tanto pelo preço como pelos docinhos deliciosos, que era o Cafė Neri, logo depois do Ponte Vecchio. O cappuccino era 1 euro e os docinhos 0.60 centavos.

Depois do nosso almoço era sagrado passar pelo Café Neri ou numa gelateria para tomar o divino gelato italiano e nossa predileta era a Gelateria Santa Trinita com seu gelato delicioso por 2 euros.

Il Pranzo ou O almoço

Como nosso filho almoçava na escola pois entrava às 8 da manhã e saía às 5 da tarde, eu e meu marido almoçávamos todos os dias em restaurantes, geralmente, não turísticos.

No começo comemos algumas vezes nos restaurantes turísticos ao redor da Piazza della Repubblica, mas fuja dessas opções pois além de caros, a comida não expressa a verdadeira culinária italiana.

Firenze tem restaurantes típicos deliciosos e para todos os gostos e bolsos.

Bruschetta
Tortino di carciofi maravilhoso

img_9020Com o tempo e após explorar muito a cidade como fazíamos diariamente, descobrimos restaurantes genuínos com o chamado menù da Dieci, ou seja, menu de 10 euros, que incluíam o primo piatto, secondo piatto, dessert, água, e alguns, o vino della casa!

O primo piatto é geralmente o carboitrado como risotos, massas, pappa al pomodoro, etc e o secondo piatto geralmente a proteína, como carnes ou peixes, saladas, bem diferente do Brasil que comemos a salada como entrada.

Geralmente pedíamos a salada caprese, prosciutto toscano com burrata, bresaola, rúcula com parmigiano ou carnes, como o Stinco di maiali (carne de porco) que fazem parte do secondo piatto e o contorno, que é algum tipo de verdura, mas nesse tipo de menu, está incluído no mesmo prato.

Os pratos típicos são a deliciosa e imperdível Bisteca alla fiorentina, o lampredotto e também a tripa, que não amei, mas tem que experimentar!

Para beber, nada de sucos na hora do almoço, ou água, ou vinho! Na verdade, adorava mudar da água para o vinho!

Abaixo um vídeo do Snapchat do novo apartamento que mostro nosso café da manhã/almoço e minha arrumação quando nos mudamos pois a cozinha estava toda sem ordem e não resisti mudar tudo.

Termina com nosso jantar ainda sem sabermos dos restaurantes genuínos e com preços ótimos.

La Cena ou o jantar

Depois de muito passear e explorar a cidade (a frase que mais usávamos quando saíamos era “Vamos explorar Florença” ) e após o café expresso da tarde pois cappuccino só se toma de manhã na Itália, era hora de voltar e aguardar a chegada do filhote que vinha da escola com muita fome e preparámos o jantar que era sempre uma boa salada, uma carne ou uma massa.

Nosso jantar em casa

img_2376Em geral jantávamos em casa nos dias de semana e em restaurantes nos finais de semana quando estávamos em Firenze.

Uma opção sempre maravilhosa e com preço bom é a pizza que custa cerca de 7 euros. Um prato de massa ou risoto, dependendo do local, a partir de 10 euros.

pizza
Irresistíveis

Em Firenze, no bairro boêmio Santo Spirito, encontra-se comida boa a preços incríveis. Tomamos um vinho da casa por 2 euros.

Os melhores restaurantes de Florença, por quem entende do assunto AQUI.

Mesmo comendo tudo que queríamos, emagrecemos 6 quilos sem nenhum regime e procurei entender o porquê. Post AQUI *em breve

Essas fotos são de restaurantes.

Todos os endereços estão no meu Instagram Ana Abate

Transporte

Quanto ao transporte, Firenze não possui metrô, mas temos a opção dos ônibus da empresa ATAF que custam 2 euros a passagem individual ou se adquirida dentro do ônibus e apenas 1 euro se adquirida em maiores quantidades nos pontos de vendas e nas tabacarias.

São muito confortáveis e existem várias linhas que cruzam toda a cidade (empresa com mapa AQUI).

Ainda temos as opções dos táxis que deve-se pegar direto no ponto pois não costumam parar na rua como acontece no Brasil e outros países.

Recomendo gravar o número do taxi para não passar aperto! Desconheço um país onde o transporte até o aeroporto seja menor que de Firenze que é 20 euros.

Meu cartão surradinho

Para mim, a bicicleta é uma excelente opção já que a cidade é plana e é a forma mais comum e saudável de locomoção para quem não pretende alugar carro, como foi nosso caso.

Além disso, o melhor de Firenze mesmo é caminhar e explorar as vias e surpresas escondidas em cada esquina, como lojinhas escondidas lindas, papelarias antigas, brechós e era uma descoberta por dia.

Os ônibus são confortáveis
6012548073_5bc01d0bde_b
Mapa de Firenze que usei muito!
As vias planas para caminhar a pé ou de bike

Celular e internet

Os nossos celulares custaram muito barato e quando se compra o pacote com internet por vários meses, paga-se mensalmente cerca de 20 euros!

Escola e Cursos

A escola que meu filho estudava, Poggio Imperiale, era pública e excelente.

O interessante é que a escola é paga apenas por quem pode pagar. Havia alunos que estudavam gratuitamente e outros pagantes.

O valor era cerca de 200 euros por mês, sendo período integral e meu filho fazia as refeições na escola.

A escola é linda, com afrescos no teto e era um dos palácios da família Médici.

Os afrescos

Os cursos de italiano são um pouco caros. Na escola que fizemos Instituto David que fica na Via Vecchietti, no mesmo prédio que moramos, o pacote era cerca de 300 euros por pessoa. (AQUI)

Nossa professora particular cobrava 30 euros a hora e ia em nossa casa. (Instagram Chiaclaridao da Chiara Agnelli)

Cursos de gastronomia se encontra por diversos preços e no Mercato San Lorenzo tem aulas por 50 euros. (AQUI)

Meu curso de Decoração custou cerca de 500 euros na Accademia Europea. (AQUI)

Quando voltamos para o Brasil, estranhamos muito os preços daqui que eram maiores em real do que em euros convertidos!

No post sobre nosso Sabático na Itália (AQUI) possui varias informações adicionais.

Compartilhe com seus amigos!

14 thoughts on “Quanto custa morar na Itália?”

1. ana boa noite voce e´ super joia. obrigado as informacoes , os detalhes tao bem explicados por se preocupar para com quem quer viver na italia e relatar seu dia-dia com serenidade e paz , assim que se faz mesmo nos proporcionar reflexoes de que vale a pena perseverrar em nossos somhos. Nao vi em nenhum momento voce desgastada e sempre com simpatia e maestria no controle de tudo.. Meus Pais sao falecidos sou solteiro e tenho condiçoes financeira para viver com dignidade na Nossa Italia amada Terra de Meu Pai e antepassados . Desculpe pelo discurso foi necessario pois ja vi tantos depoimentos pessimistas como se o Brasil fosse a oitava maravilha do mundo e nada mais. O mundo esta ai´ parar abraçarmos com carinho. Abcs. Eugenio Luiz LeLLo. Obs. tambem sou ,mineiro.

2. Prezada Ana, Fiquei extasiado com sua experiencia. Planejo fazer uma viagem com a familia para a Italia e permanecer em Florenca por 2 ou 3 semanas. Adorei o apartamento onde voces ficaram. Se puder, por favor me forneca o endereco ou a imobiliaria onde posso aluga-lo. Obrigado.

1. Oi Luiz, acho que estou atrasada com sua resposta… sorry. Os aptos foram alugados pelo apartments florence! Obrigada

3. Aninha que experiência fantástica, mal posso esperar a minha ida. Fiquei salivando de fome e de sede cultural. Firenze é uma cidade que transpira cultura por todos os becos e ruelas, eu amo essa cidade mas ainda me divido entre ela e Roma, rsrsrs. …. bjs

4. Oi Ana. Adorei o site! Enquanto vocês estão no sabático acompanhava tudo pelo snapchat. Dica da Consuelo. Obrigada por dividir sua experiência! Bjs.

5. Oi, Ana!
    Que coisa fantástica!!! Realizar esse sonho é algo impagável e que ficará marcado para sempre na vida de vocês.
    Como impagável é o seu carinho em dividir tudo isso conosco!
    Muito obrigada, querida! Que você continue realizando todos os seus sonhos!
    Bjs!
    MaVi

6. Ana, que experiência maravilhosa, sei o quanto foi importante para você. Muito desprendimento compartilhar, essas informações são sensacionais. Parabéns!!!

7. Maravilhoso, Ana!
    Só de olhar, me bateu uma fome que não estou resistindo, rsrsrs.
    O último vídeo ficou estranho de se assistir, mas deu para ver o resultado da arrumação! \o/
    Parabéns!!! Adorei as fotos também.
    Zilhões!!!
    lu.

1. Obrigada Lú! O video é Snapchat e por essa razão não tem muita qualidade! Já estou fazendo um sobre arrumações!!Bjssss